Conheça uma das maiores coleções de ferromodelismo do estado de SP

Daniel Perondi bate um papo com Byron Ortiz, que se declara um acumulador e teve até que trocar de casa devido ao tamanho da coleção

Byron Ortiz coleciona trens em miniaturas há 4 anos (Foto: reprodução EPTV)

No Mais Caminhos do último dia 28/10, o repórter Daniel Perondi traz mais uma reportagem do quadro ‘Colecionando’. Desta vez ele está em São Carlos (SP) para conhecer e bater um papo com o engenheiro Byron Ortiz, que tem como hobby uma coleção de ferromodelismo.

O ferromodelismo ou modelismo ferroviário são peças de trens em miniaturas que trilham por uma maquete que simula uma cidade real. O engenheiro entrou neste mundo das miniaturas há quatro anos e já soma cerca de 1.500 peças. “Uma parte é de locomotiva e a outra de vagões”, comenta Byron. Além dos trens, três maquetes diferentes fazem parte da coleção.

Uma cidade fictícia e trens realistas não completam sozinhos uma coleção "perfeita". É preciso também adquirir a “humanização”, que são os “hominhos e as poses”, explica o colecionador. 
 
Presidente da ASCFER classifica coleção como uma das maiores do Estado de São Paulo (SP) (Foto: reprodução EPTV)

    “Como toda coleção, você começa com 300 e poucos reais, que você compra um kit básico: um conjunto de trilhos, um transformador com controlador de velocidade, uma locomotiva e três vagões”, pontua o engenheiro.

Humanização faz parte das maquetes de Byron (Foto: reprodução EPTV)

Devido a paixão pelo hobby e a quantidade de peças adquiridas pelo engenheiro, ele e a família tiveram que mudar de casa, pois, antes, em um apartamento, a coleção passou a não caber mais naquele espaço. “Tive que expandir a ferrovia”, brinca Byron.

    “Você acaba virando um acumulador, porque tudo aquilo que você vê e que sobra em sua casa, você guarda imaginando em como colocar na maquete”, pontua o apaixonado por ferromodelismo.

Coleção soma mais de 1.500 peças (Foto: reprodução EPTV)

O presidente da ASCFER – Associação São Carlense de Ferromodelismo Luiz Matas comenta que, a coleção do engenheiro Byron Ortiz é uma das maiores que ele já viu no Estado de São Paulo (SP).

Comentários

Postagens mais visitadas