Fábrica brasileira adota modelo inédito na produção de locomotivas

País será pioneiro na fabricação de locomotivas com linha de montagem em movimento



Inédito na indústria ferroviária, a Mix Moving Line traz uma abordagem mais eficiente e sustentável para a produção de locomotivas. Ao contrário das linhas de produção estacionárias tradicionais, esse sistema é projetado para que diferentes modelos de locomotivas sejam montadas em uma mesma linha em movimento.

Atenta às transformações do mercado ferroviário, que exige cada vez mais ganho de produtividade e eficiência para melhoria da competitividade, a GE Transportation continua investindo na filosofia de Lean Manufacturing com a implementação da Mix Moving Line em sua fábrica de Contagem (MG), como parte da estratégia da companhia de se tornar uma operação de classe mundial até 2020.

Desperdícios no setor industrial impactam diretamente o ganho de produtividade das companhias. Por isso, para evitar possíveis perdas, o Lean Manufacturing, filosofia que visa a eliminação de desperdício e a solução de problemas de maneira sistemática, é considerado um dos principais pilares para otimização dos processos fabris.

Para Afonso Borges, Diretor Industrial da GE Transportation, processos enxutos são capazes de acomodar rapidamente diferentes combinações e mudanças na demanda, o que é fundamental para a sustentabilidade de empresas em qualquer setor. “O novo formato de fabricação permite uma otimização de todo o processo fabril e promove a cultura da companhia. Com isso, é possível melhorar toda a cadeia produtiva de ponta a ponta, desde o fornecedor até o cliente final, o que contribui para a entrega de melhores resultados, garantindo um negócio mais competitivo e sustentável”, explica Borges.

Foram feitas mais de 100 simulações com a construção de uma maquete para compreender todos os aspectos e interferências que poderiam afetar a linha de montagem. Só então foi possível definir o fluxo, o layout e o espaço ideal para implantar a Mix Moving Line na fábrica.

Comentários

Postagens mais visitadas